Atividades 2010

Você é o visitante número:

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Expoidea terá Produtora Cultural Colaborativa na Torre Malakoff


Produção de vídeo clipes, criação de marca e folder, gravação de show, palco para apresentações artísticas, criação de blogs, perfis, contas em redes sociais, acervo na internet e divulgação dos conteúdos culturais produzidos. Isso tudo poderá ser feito, sem nenhum custo, na Produtora Cultural Colaborativa que estará disponível na Expoidea. A feira, que será sustentada pelo tripé econômico do século 21: tecnologia, sustentabilidade e cultura, acontece entre os dias 19 e 27 de novembro no Bairro do Recife e promete inovar a forma de fazer eventos. A Produtora Colaborativa é uma das novidades.

“A produtora terá pessoas que trabalham com software livre de edição de vídeo, áudio e internet em geral, que estarão dando oficinas para quem estiver interessado em aprender e, ao mesmo tempo, produzir artistas que necessitem deste trabalho gratuitamente”, explica o Coordenador de Formação e Articulação do Portal iTeia e coordenador da produtora, Pedro Jatobá.

Os interessados (colaboradores ou artistas) poderão participar:

Na Produção Artística: onde irão aprender a editar vídeos, áudio e textos; a criar folder para divulgação de seus eventos; gravar shows; abrir contas em redes sociais, criar blogs.

Na Cobertura Jornalística Colaborativa: onde poderão gravar vídeos; tirar fotos; fazer textos sobre as ações da Expoidea e divulgar nos diversos ambientes que estarão disponíveis (site do Expoidea, iTEIA, PenC e ao vivo na Rádio NO PÉ do OUVIDO).

A produtora, que estará ancorada na Torre Malakoff (Recife Antigo), também contará com um palco para que Pontos de Cultura, ou qualquer coletivo, instituição cultural, grupos artísticos e bandas possam se apresentar durante a feira, basta se cadastrar e agendar dia e hora.

Existem dois cadastros para inscrição: um para colaborador e outro para artista. Os colaboradores participarão das oficinas com os professores (na Produção Artística e Cobertura Jornalística). E quem se inscrever como artista poderá usufruir da produtora para seus fins culturais.

Jatobá lembra ainda que os artistas que se cadastrarem para se apresentar na Torre Malakoff poderão também gravar seu vídeo clipe: “o artista vai chegar lá para gravar seu vídeo e existirão cinco ou seis pessoas ali junto com um professor aprendendo como se faz um clipe, e, ao mesmo tempo, gerando o vídeo clipe para aquele artista”. Ele ressalta que essa sustentabilidade cultural, onde o artista aprende a manejar as ferramentas que podem ajudá-lo na divulgação de suas ações, é também um processo aberto a toda sociedade.

Moeda social
A Expoidea criou uma moeda única para quem quiser comprar produtos na feira. A organização objetiva facilitar o intercâmbio no evento com a “Idea”, que entrará em circulação com cédulas de 1, 3, 5 e 10, e a expectativa é de incentivar o movimento no banco sustentável, que estará emitindo as notas. O artista poderá trocar as cédulas, ou produtos, pelos serviços da Produtora Cultural ou de qualquer outro espaço da feira.

Pedro Jatobá explica a Produtora Cultural (vídeo): www.iteia.org.br/videos/pedro-jatoba-explica-a-produtora-cultural-na-expoidea

Os interessados poderão se inscrever:

Para Colaboradores da Produtora (inscrição para as oficinas): https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dE1GX2RlcGNVbXBKbkVhdzEzN05Ld3c6MQ

Para Artistas que queiram se apresentar no palco e usufruir da Produtora:https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dE80eUVzMnVXTm5TWnhIdGJWX3ZGZlE6MQ

segunda-feira, 17 de maio de 2010

sexta-feira, 14 de maio de 2010

LUIZ AUGUSTO, UM TALENTO QUE VAMOS EXPLORAR

O Ponto de Cultura Pedra do Reino é, comprovadamente, um poço de talentos. Como se já não bastasse os atores, bailarinos de danças populares e tocadores de Pífano, agora temos também aqueles que se identificam com a artes de desenhar.
O aluno Luiz Augusto de Souza, de 12 anos, revelou esses dias para mim, que além de tocar Pífano e atuar, também gostava de desenhar e que queria que eu visse seus desenhos, quando os vi adorei, ao mostrar para Robson, que também leciona em uma escola do ensino regular e disse da tamanha beleza e originalidade dos desenhos, cheguei a conclusão de que esse talento dele deveria ser explorado. O bom, é que outros alunos também disseram ter o mesmo gosto.
Assim, a partir de hoje, vou criar, com esse post, uma seção só para postar os desenhos criados pelos alunos. O nosso desejo é que essa seção se estenda para uma exposição na sede do Ponto de Cultura no decorrer da festa à Cavalgada a Pedra do Reino que acontece agora. As festividades serão abertas a partir do dia 22/05 às 19:00 horas, em frente ao Memorial da Pedra do Reino, no Centro da cidade, como já foi postado aqui, anteriormente.

domingo, 9 de maio de 2010

Construindo um Espetáculo – parte 4 (Romeu e Julieta?)

Nessa ultima etapa do trabalho, os alunos resolveram fazer uma homenagem um tanto quanto diferente ao grande escritor Willian Shakespeare, e deram uma nova versão a um dos maiores romances ja escrtios: Romeu e Julieta (Se você ainda não conhece o romance, clique aqui e aqui e conheça). Na versão dos alunos, julieta anuncia que está grávida e sua mãe obriga o os dois a se casarem. Tudo corria muito bem até assumir que não gosta de Romeu e sim de “Neidão”, uma lésbica que mora alí na esquina.

Texto: Alex e Dorinha

Personagens:

Andriele – Romeu
Thyago – Julieta
Renato – Mãe
Luiz Gustavo – Figurante
Keiane – Figurante
Juciane – Figurante
Francilene – Figurante
































quinta-feira, 6 de maio de 2010

COMEÇOU A MARATONA DE ENSAIOS PARA AS APRESENTAÇÕES DA FESTA DA PEDRA DO REINO

O Ponto de Cultura começou hoje os ensaios dos dois espetáculos que serão apresentados na abertura da XVIII Festa da Cavalgada à Pedra do Reino. Cada um com suas particularidades, os espetáculos Homenagem ao Sertanejo e Faces de Pernambuco contam a história da formação dos povos de nosso estado: indígenas, lusitanos e negros. Maquiagem, brilhantes figurinos, efeitos de luz e som marcam a originalidade das apresentações. Montado e dirigido pelos oficineiros Robson Farias e Luka Severo conta com todos os alunos de todas as oficinas, o Ponto de Cultura abre e encerra a noite. O evento acontecerá em frente ao Memorial da Pedra do Reino que fica localizado na rua Manoel Lucas de Barros, 01 – Centro São José do Belmonte dia 22/05 às 19:00 e é aberto a toda população e turistas. Além do Ponto de Cultura se apresentarão as 04 escolas públicas e 01 particular, além da unidade do PROJOVEM da cidade. Contamos com sua presença.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Professores em Cena


Coordenadora e Oficineiros do Ponto de Cultura Pedra do Reino entram em cena.


Os oficineiros Cida Moura, Robson Farias e Luka Severo em companhia da coordenadora do Ponto de Cultura Pedra do Reino, Zoraide Moura, neste último Sábado (24) entraram em cena. A encenação da parábola O Caso do Espelho, de Ricardo Azevedo, tinha como objetivo reunir os alunos e proporcioná-los um dia lazer mostrando-os que todos podemos ser o quisermos, é só fechar os olhos e ir em frente. Foi um dia muito diferente e descontraído e os planos é que o mesmo se repita mais vezes tendo em vista que foi prazeroso para todos, tanto para quem estava em cena como para os que estavam na pateia. A reuniãozinha ainda contou com a presença dos pais de alguns dos alunos que saíram da sede do Ponto de Cultura encantados com a apresentação.

















Construíndo um Espetáculo - Parte 3 (Declaração de Amor)

Dessa vez nos deparamos com duas situações inusitadas em nossos trabalhos: uma declaração de amor e a quebra de um tabu já que como a equipe de atores dessa vez era composta só de homens, dois deles tiveram que se caracterizar como mulher. Como disseram Mayara e Renato, que fizeram parte da nossa platéia, “a magia do teatro está em fazer o público imaginar e fantasiar”. Isso vai de encontro com a declaração do diretor teatral, Paulo Moraes do Armazém Companhia de Teatro, que diz “O teatro não é um lugar para relaxar, mas para se energizar. O público tem de sair do teatro energizado. Não precisa sair de lá com a vida dele modificada, mas lotado de energia”. Veja a seguir as fotos dessa divertida apresentação.













sexta-feira, 23 de abril de 2010

Criando um Espetáculo - Parte 2 (O Casamento de Débora)

Neste segundo dia de aula, acompanhamos a criação de um espetáculo bem criativo: O casamento de Débora. Na história, tudo corria bem, até que o padre fizesse a famosa frase: “Quem souber de algo que faça com que esse casamento não se realize, fale agora ou cale-se para sempre”, essa foi a deixa para que o pai da noiva acusasse o noivo de ter esquecido as alianças, mas o noivo muito esperto foi logo se explicando dizendo que não tinha esquecido nada fazendo que o enlace continuasse e acabasse com o tão esperado beijo.


Criação do Texto: Marina e Andriele

Personagens:
Noivo:
Alex
Noiva: Dorinha
Pai da Noiva: Neto
Padre: Everaldo